Powered By Blogger

Sejam bem vindos ao blog do Colégio Paraná de Porto Alegre!

COLÉGIO ESTADUAL DE PORTO ALEGRE - RS
Av. TAQUARI, 395, Bairro Cristal - POA - RS

Gente! sempre que possível, irei colocar informações importantes, como também fotos e novidades!

Postagens populares

sábado, 16 de abril de 2011

A DEGRADAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR


As autoridades e a comunidade escolar estão encontrando muitas dificuldades para que as escolas públicas sejam apenas aquilo que elas sempre deveriam e devem ser: um espaço de aprendizado para nossas crianças e nossos adolescentes.

Têm-se tornado cada vez mais comuns as notícias sobre agressões entre colegas e até mesmo contra professores e membros do corpo diretivo. Em Porto Alegre, foi bastante divulgado o caso de um estudante que agrediu violentamente a professora por causa de uma nota baixa, algo inadmissível e inaceitável para os padrões de uma sociedade civilizada.

São muitos os motivos que levaram a que chegássemos ao atual estágio. Os professores estão cada vez mais desmotivados pelo estresse dos baixos salários e das condições de trabalho, com a autoestima em baixa. Além disso, sofrem um processo de desmoralização constante com a perda da autoridade em sala de aula, tendo que se submeter a uma tirania hierárquica que os transforma em peças sem valor de uma engrenagem obsoleta. Também a aprovação automática, que virou rotina, faz com que os mestres sejam obrigados a aprovar alunos sem condições de avançar. Outro ponto está no fato de que a educação só é prioridade nos discursos dos candidatos, que, quando assumem seus cargos, veem-na apenas como despesa e não como investimento.

A falta de qualidade da atual educação pública acaba se constituindo numa punição extra para as famílias de baixa renda. Como elas não podem ofertar aos seus filhos um ensino de melhor qualidade, acabam por não ter alternativas para que eles possam ter uma formação melhor e pleitear melhores oportunidades no futuro.

O atual cenário do ensino público não irá melhorar se as diretrizes, os recursos, a passividade e a permissividade continuarem nos patamares atuais. Com um dos piores desempenhos do mundo no segmento escolar, o país continuará perdendo chances de desenvolvimento enquanto a educação brasileira continuar a ser um arremedo de um sistema educacional verdadeiro.
 
Por Correio do Povo - RS - Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário